Layout/Design Responsivo – Aumente sua taxa conversão e fature mais

Home  /  Criação de Web Sites  /  Layout/Design Responsivo – Aumente sua taxa conversão e fature mais
design-responsivo

#sejamobile
Agora não é mais diferencial ter seu projeto formatado para dispositivos móveis é essencial.
– 6 em cada 10 espectadores usam o mobile ao mesmo tempo que assistem TV
– 62% têm mais de 25 anos. 47% são da classe C
– 86% dos usuários de smartphone fazem pesquisa de compras no mobile
– Apenas 28% do tempo é gasto com redes sociais e entretenimento.

Com o aumento da variedade de telas, dispositivos celulares e tablets, todos com conexões à internet, nasceu o conceito de design responsivo, que é entregar uma interface que se ajuste à qualquer dimensão de tela e dispositivo. Apesar de não ser novo, ele certifica que independentemente de onde seu site seja acessado, da forma e do contexto, ele se adequará da melhor forma ao ambiente digital.

Segundo pesquisa do CETIC.br divulgada em junho deste ano, o número de brasileiros que acessaram a internet por meio de celular ultrapassou 52 milhões em 2013. Esses números são de pesquisa realizada entre setembro e fevereiro de 2014 entre áreas urbanas e rurais. Isso indica que as pessoas estão mudando a plataforma e o jeito de se navegar na internet. É necessário estar pronto para atender essas mudanças.

Certamente você já teve a experiência de entrar em um site que estava com formas distorcidas ou fora do padrão da sua tela de celular, tablet, televisão, entre outros. O design responsivo veio para solucionar o problema de não sabermos de onde o usuário acessará nosso site ou até mesmo em qual plataforma e navegador. Ele tem o objetivo de fechar essa lacuna com várias possibilidades de adaptação. Usar esse procedimento te deixa um passo à frente no quesito “experiência do usuário”, um conceito muito importante responsável pelo sucesso de grandes sites.

O uso de celulares no mundo cresceu consideravelmente, chamando a atenção de grandes empresas que têm investido nessa plataforma, e não se adequar a essa tecnologia mobile pode te deixar obsoleto. Atualmente o dispositivo móvel é utilizado por diferentes pessoas de diferentes classes sociais. Ao que tudo indica, esse número de pessoas que utilizam seus celulares para navegar na internet só crescerá.

Para te ajudar a ver como esse conceito pode mudar o cenário atual do seu site e alavancar de maneira significativa seus acessos e experiência dos usuários, listamos alguns dos principais benefícios que ele pode trazer:

É uma opção econômica e viável

Com o design responsivo, você evita ter que investir em diferentes sites para diferentes plataformas. Afinal, o mesmo layout se adapta a qualquer tela em que ele for carregado.

Melhora a experiência do usuário e as chances de coversão

Um padrão, além de proporcionar clareza e objetividade ao seu espaço digital, ajuda o usuário a ter melhor experiência de navegação. Com isso, você aumenta as chances de conversão, pois o visitante interage melhor com o conteúdo.

Posiciona melhor seu site em ferramentas de busca

Como o Google, por exemplo. Além de práticas de SEO, o design responsivo também ajuda a colocar seu site melhor posicionado em ferramentas de busca. Na página de ajuda do Google para design em smartphones, você encontra essas recomendações de uso do design responsivo: https://developers.google.com/webmasters/smartphone-sites/.

Melhora o monitoramento e análise de estatísticas do site

Afinal, se você tiver diferentes sites para diferentes plataformas, você se perderá ou terá mais dificuldades na hora de analisar as estatísticas de usuários que visitam e os cliques que você recebe.

Flexibilidade de adaptação

Com o avanço da tecnologia, não podemos medir que outros dispositivos teremos no futuro. Ao adotar o design responsivo, essa preocupação é anulada, pois ele funciona como medida de prevenção adotada na criação do site, assim facilitando sua adaptação a qualquer plataforma que venha a ser criada.

Temos um grande desafio atualmente, que é o de acompanhar as novas tecnologias, mas se tomarmos boas medidas, como o design responsivo, colheremos bons frutos. Talvez você precise reconstruir totalmente seu site, porém, é melhor uma única reforma do que várias ao longo do tempo.

Ainda não formatou seu projeto para Mobile? Clique aqui.

“Esteja presente em todos os lugares”
Jorge Botossi, CEO ADD+

 

infografico-layout-responsivo


 

Referências:

Gustavo Sanchez Palencia – Empreendedor e Consultor Digital
Fabricio Teixeira
 – User Experience Designer
http://www.cammino.com.br/beneficios-do-design-responsivo/
Yebo – Ecommerce API
AIDAX – Know more, act better™ – Bigdata / Web Analytics

Captura de Tela 2015-10-29 às 14.05.09

este post foi compartilhado 0 vezes
 000

powered by
AzClick

Recentemente adquirida pelo grupo AZClick, a Agência ADD+ agora
conta com toda bagagem de tecnologia, aumentando sua expertise para projetos digitais em
diversos segmentos, como: e-commerce, e-business, analytics e varejo, envolvendo search engine,
segmentação comportamental e métricas, pesquisa de mercado, análise de conversões
e visualização de dados.


Conheça a azclick