Progressive Web Apps

Home  /  Criação de Web Sites  /  Progressive Web Apps
webprogressiveapp

O que são Progressive Web Apps?

Aplicativo Web vs. Aplicativo Nativo

Essa disputa entre aplicativos nativos vs. web apps já vem acontecendo por vários anos. Enquanto algumas pessoas falam que a web não deveria tentar imitar os aplicativos nativos, outras lutam para fazerem seus sites performarem tão bem no browser como um aplicativo nativo. Aos poucos, funcionalidades que eram exclusivas de aplicativos nativos (como geolocalizacão ou push notifications) foram chegando até o browser e diminuindo a barreira entre um e outro.

mobile-bombarco-app-progressive-web

O conceito de Progressive Web App (aplicativo progressivo para a web), no entanto, é um pouco diferente. Ele começa como uma simples aba no Chrome e se torna “progressivamente mais app” à medida em que você engaja e interage com ele. Até chegar ao ponto onde basta você adicionar o Web App à sua página inicial e pronto: ele passa a adquirir funções que antes eram exclusivas de aplicativos nativos: geolocalização, notificações, uso offline, etc.

Esse tipo de aplicativo progressivo utiliza as capacidades dos navegadores modernos para entregar ao usuário uma experiência tão boa quanto a de um aplicativo nativo. Perceba que esses apps são diferentes de um app híbrido, que utiliza uma aplicação em HTML5 envolvida por um casco nativo, mas que ainda assim precisa ser instalado pela App Store.

As vantagens para o usuário

A principal vantagem para o usuário é a de não precisar se comprometer a baixar um aplicativo antes mesmo de saber se valerá a pena ou não. Esse é um dos maiores problemas dos apps nativos de hoje, e os progressive web apps prometem deixar essa barreira completamente invisível e gradual. Nada de ter que ir até a app store, esperar o download do app, abri-lo pela primeira vez ou ter que se cadastrar antes de começar a usá-lo.

Com a combinação da tecnologia certa (possibilitada pelos browsers mais modernos) e o design certo (um fluxo de engajamento que não tenha barreiras ou fricção), em pouco tempo as empresas podem começar a experimentar com essa solução híbrida e progressiva de aplicativos.

As vantagens técnicas

Além da vantagem para o usuário (não precisar passar por todo o processo de download e instalação do aplicativo nativo), os aplicativos web progressivos também apresentam algumas vantagens técnicas quando comparados tanto aos aplicativos nativos e aos aplicativos web. Dá uma olhada na lista criada por Alex Russel em seu blog:

  • Responsivo: se encaixa mais facilmente em qualquer resolução de tela.
  • Independente de conexão: com a tecnologia de Service Workers, o aplicativo pode funcionar até quando o usuário está offline.
  • Interações tão avançadas quanto de apps.
  • Sempre atualizado: o usuário não precisa “baixar uma atualização do app” de tempos em tempos. Como está tudo na web, na próxima vez que ele abrir o app a nova versão já estará lá.
  • Seguro: o conteúdo do app é servido com TLS para prevenir intrusos.
  • SEO-friendly: os mecanismos de busca conseguem encontrar o conteúdo dos aplicativos (o que consequentemente beneficia tanto os usuários quando as empresas).
  • Re-engajável (ops, tradução bizarra): os aplicativos web progressivos permitem enviar notificações aos usuários para trazê-los de volta à experiência com o passar do tempo.
  • Instalável: podem ser adicionados à home screen do celular, permitindo que os usuários “salvem” os aplicativos que eles considerarem mais úteis ou importantes.
  • Linkável: mais fáceis de compartilhar conteúdo ao enviar o link para alguém.
  • Custo do Projeto é menor tanto para desenvolvimento como manutenção de desenvolvimento e custo hora para alterações.

Caso tenha interesse em cotar valores para desenvolvimento do App para sua Agência ou seu projeto clique aqui.

Referências:

Gustavo Sanchez Palencia – Empreendedor e Consultor Digital
Fabricio Teixeira
 – User Experience Designer
Arquitetura de Informação Blog – http://arquiteturadeinformacao.com/mobile/o-que-sao-progressive-web-apps/

este post foi compartilhado 0 vezes
 100

powered by
AzClick

Recentemente adquirida pelo grupo AZClick, a Agência ADD+ agora
conta com toda bagagem de tecnologia, aumentando sua expertise para projetos digitais em
diversos segmentos, como: e-commerce, e-business, analytics e varejo, envolvendo search engine,
segmentação comportamental e métricas, pesquisa de mercado, análise de conversões
e visualização de dados.


Conheça a azclick